Novos ônibus elétricos começam a circular no DF

Novos ônibus elétricos começam a circular no DF

Novos ônibus elétricos começam a circular no DF

Operação teve início nesta quarta-feira (24) com quatro linhas saindo da Rodoviária do Plano Piloto

Os usuários do transporte público coletivo do Distrito Federal já podem viajar nos novos ônibus elétricos da capital. A Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob-DF) liberou, nesta quarta-feira (24), os primeiros 12 veículos da frota de 90 ônibus elétricos entregues em maio. Esses veículos passaram por cadastro, licenciamento, vistoria, emplacamento, instalação de validadores no Sistema de Transporte Público Coletivo para o funcionamento da operação. Eles começam a circular em quatro linhas com viagens que saem da Rodoviária do Plano do Piloto.

As linhas atendidas são a 109.3, que passa pela Esplanada dos Ministérios e vai para o Setor de Autarquias Sul/Pátio Brasil; a 109.4, que faz o percurso para a Esplanada dos Ministérios; a 108.5, que vai até a Rodoferroviária passando pelo Setor Militar Urbano; e a linha 0.110, que atende os universitários e demais passageiros que se deslocam para a região da UnB.

A titular da Semob-DF, Sandra Holanda, explicou que os veículos serão liberados progressivamente até atingir a totalidade da frota. A operação vai começar em quatro linhas que atendem, juntas, cerca de 25 mil passageiros por dia. “A eletrificação da frota permite que o Distrito Federal avance na agenda ASG (Ambiental, Social e Governança) e fortaleça seu o compromisso com a descarbonização, a moblidade inclusiva e as práticas inovadoras e transparentes, reduzindo os impactos ambientais”, explicou a secretária.

Com a aquisição dos novos ônibus elétricos, o GDF avança na transição energética da frota. Os veículos foram importados da China pela empresa Piracicabana e representam ganhos para a população, a mobilidade sustentável e o meio ambiente. Ao todo, são 90 veículos que beneficiarão cerca de 70 mil passageiros por dia, em área que realiza cerca de 281 viagens diariamente.

Os veículos são 100% elétricos, equipados com ar-condicionado, piso baixo, acessibilidade total e sistema de câmeras. A operação é silenciosa, contribuindo para a redução de ruído urbano, e com zero emissão de poluentes. Juntos, os veículos vão reduzir 615 toneladas de CO2 por mês, com impacto ambiental equivalente ao plantio de mais de 120 mil árvores por ano.

Subsecretaria de Divulgação Secretaria de Estado de Comunicação do DF Palácio do Buriti, térreo, sala T-26 Brasília - DF

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem