Polícia procura ladrões de cabos de energia no DF; veja quem são





A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Coordenação de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Corpatri), deflagrou nesta semana a segunda fase da Operação Powercut, voltada ao combate de uma organização criminosa especializada no furto e receptação de cabos de energia, telefone e internet.


Foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão e 5 mandados de prisão preventiva em endereços localizados no Distrito Federal — incluindo Ceilândia, Taguatinga e Riacho Fundo, além de cidades em Goiás e Rondônia. Os alvos são empresários suspeitos de integrar um esquema de lavagem de capitais e receptação de material furtado, utilizando empresas de fachada para movimentar os valores obtidos ilegalmente.



Segundo a PCDF, os investigados são considerados foragidos e há indícios de que tenham planejado a fuga após a identificação do grupo. A estrutura da organização criminosa (ORCRIM) era dividida em três núcleos: um responsável pelo furto dos cabos, outro pela negociação do material, e um terceiro pela dissimulação dos produtos e valores.



Histórico da operação


A primeira fase da Powercut foi realizada em 31 de outubro de 2024, com o cumprimento de 26 mandados de prisão preventiva e 48 de busca e apreensão. Na ocasião, foram bloqueados mais de R$ 5 milhões em contas bancárias ligadas aos investigados.


Durante coletiva de imprensa, o delegado Tiago Carvalho destacou que o furto de cabos é um fenômeno nacional, e que a PCDF atua não apenas contra pequenos furtos cometidos por pessoas em situação de rua, mas também contra grandes organizações criminosas. Ele explicou que, para o cobre furtado ser reutilizado, é necessário um processo de descaracterização e queima, que elimina resíduos e impede a identificação da origem do material, permitindo sua venda no varejo, por peso.


Os foragidos permanecem sendo procurados para que respondam criminalmente. A PCDF reforça o compromisso em desarticular redes criminosas que atuam no furto de infraestrutura pública e privada, causando prejuízos milionários e riscos à população.






Source link

https://jornalismodigitaldf.com.br/policia-procura-ladroes-de-cabos-de-energia-no-df-veja-quem-sao/?fsp_sid=221246

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem