Vila Cultural Cora Coralina inaugura coletiva “Corpo Casa”






A Vila Cultural Cora Coralina inaugura, nesta quinta-feira (13/03), às 19 horas, a coletiva Corpo Casa, com obras das artistas Lais Rocha, Mah Ferreira, Heloísa Lemos, Thayssa Alarcão e Verônica Santana. A mostra, produzida pelo coletivo Arapuá, explora o corpo feminino como espaço simbólico de pertencimento, resistência e memória.


A exposição está instalada na Sala Sebastião Barbosa e fica em cartaz até 14 de abril.


O lançamento da coletiva no mês dedicado às discussões em torno do feminino reforça a relevância da curadoria, pois a proposta de Corpo Casa rompe com estereótipos de suavidade e delicadeza frequentemente associados a temas relacionados às mulheres, destacando a força, visceralidade e imponência que permeiam suas vivências e expressões.


A mostra também propõe responder à provocativa questão: Onde estão as mulheres na arte?


A exposição reúne diversas linguagens artísticas, como pintura, gravura, performance e vídeo, que convidam o público a uma reflexão profunda sobre o feminino e suas múltiplas facetas. Essas obras abordam questões identitárias, sociais e históricas que moldam as vivências das mulheres, promovendo um circuito sensorial e reflexivo.


Da força das performances ao cuidado detalhado das gravuras, a exposição conduz os visitantes por narrativas singulares que, ao mesmo tempo, apresentam conexões entre si.



Vila Cultural Cora Coralina inaugura coletiva “Corpo Casa”
Obra de Thaysa Alarcão é um dos destaques de Corpo Casa (Foto: Divulgação)


Como parte da agenda da exposição, serão realizadas rodas de conversa entre as artistas, a equipe de produção e docentes da FAV/UFG. O objetivo é estimular os debates sobre o papel das mulheres nas artes visuais e na sociedade contemporânea.


Mais detalhes serão divulgados em breve no perfil da Vila Cultural no Instagram.


A Vila Cultural Cora Coralina é uma unidade da Secretaria de Estado da Cultura de Goiás (Secult) destinada a exposições de curta e média duração, além de eventos multiculturais diversos.


Em março, a Vila Cultural funcionará de segunda-feira a sábado. É permitida a entrada de visitantes das 9 às 16 horas, pois a unidade fecha às 17 horas. A entrada é gratuita e animais de estimação são bem-vindos, desde que devidamente encoleirados.


As artistas



Exposição Casa Corpo
Gravura de Heloisa Lemos compõe a exposição (Foto: Divulgação)


Heloísa Lemos – Trabalha com pintura e gravura, abordando dualismo, o feminino e a cultura de Goiás. Atuou como curadora, produtora e monitora em diversas exposições. 


Thaysa Alarcão – Pesquisa o corpo-casa, memórias e identidade, explorando autorretratos e poéticas autobiográficas. Participou de exposições como o Salão de Arte Contemporânea de Formosa (2023). 


Laís Rocha (Aloisam) – Artista de pintura e gravura, retrata seu inconsciente com cores e texturas. Intensificou a produção na pandemia, usando a arte como refúgio.


Mah Ferreira (Mariana Herculano) – Explora corpo, identidade e feminino em mídias diversas. Aborda memórias e questões sociais com ênfase no autoconhecimento e pertencimento. 


Verônica Santana – Trabalha com performance e pintura, focando na memória trans, corpo humano e religiosidade, criando diálogos sobre vivências trans.


Serviço


Exposição Corpo Casa 


Artistas Lais Rocha, Caroline Lima, Heloísa Lemos, Thayssa Alarcão e Verônica Santana


Abertura: Quinta-feira (13/03) – 19h


Período de visitação: até 13 de abril  


Local: Vila Cultural Cora Coralina 


Entrada gratuita 


Saiba mais


Cerrado e tropicalismo abrem murais temporários da Vila Cultural Cora Coralina


Vila Cultural Cora Coralina preenche agenda 2025 em tempo recorde






Source link

https://jornalismodigitaldf.com.br/vila-cultural-cora-coralina-inaugura-coletiva-corpo-casa/?fsp_sid=123163

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem