Especiaria que você tem em casa possui alto teor de ferro; veja qual





O ferro é essencial para o transporte de oxigênio no sangue e a prevenção da anemia, mas nem sempre é fácil obter a quantidade ideal na dieta. Um ingrediente comum e muitas vezes subestimado na cozinha pode ajudar: a canela. Além do sabor marcante, ela é uma fonte surpreendente de ferro e pode contribuir para a ingestão diária do mineral.


A nutricionista Carla de Castro, da clínica Sallva, em Brasília, destaca que a canela é rica em compostos bioativos, como polifenóis e antioxidantes, que combatem o estresse oxidativo e protegem contra inflamações. “Tem o efeito termogênico, que para mim é o mais interessante. Ele estimula o metabolismo e pode auxiliar na queima de gordura”, explica.


Mas, afinal, quão rica em ferro é a canela? Comparando 50 gramas da especiaria com outros alimentos, temos:



  • Canela: 4,15 mg de ferro

  • Lentilha cozida: 1,65 mg de ferro

  • Espinafre cru: 1,35 mg de ferro

  • Feijão preto cozido: 0,75 mg de ferro

  • Carne bovina magra: 1,25 mg de ferro


Apesar da alta concentração de ferro, Carla ressalta que consumir 50 gramas de canela de uma vez não é algo viável, ao contrário de porções de carne, feijão ou lentilha, que são mais fáceis de incluir no dia a dia.


Ainda assim, a canela pode ser incorporada de diversas formas na alimentação. “Ela pode ser usada no pré-treino, seja combinada com banana para quem se exercita alimentado, seja no café para quem treina em jejum. Não por acaso, muitos suplementos pré-treino incluem a canela na composição”, comenta a especialista.




Benefícios da canela



  • A canela auxilia na regulação da glicemia e melhora a sensibilidade à insulina.

  • A especiaria possui propriedades antimicrobianas e antifúngicas naturais.

  • A canela contribui para a saúde digestiva e alivia cólicas e desconfortos intestinais.

  • Ela pode ser uma aliada para diabéticos e para quem busca equilibrar os níveis de açúcar no sangue.




Como incluir a especiaria na alimentação?


Para potencializar a absorção de ferro, o nutricionista Gustavo Carvalho, que atua em Brasília, recomenda associar todas as fontes do mineral à vitamina C. “O consumo de vitamina C associado a alimentos ricos em ferro auxilia no seu fator absortivo”, explica.


Para aproveitar esse benefício, a canela pode ser adicionada a sucos ricos em vitamina C, como laranja, limão e acerola. “Um potencializa a ação do outro. No entanto, não acho muito interessante colocar no suco, porque a canela não dissolve bem. No café coado, ela se mistura melhor”, ensina Carla.


Foto de uma xícara branca com café preto e paus de canela ao lado. fundo branco. especiaria misturada ao café - Metrópoles
A combinação de café e canela pode ser muito interessante para o organismo.

Há contraindicações?


O consumo excessivo de canela pode trazer alguns riscos. Gustavo alerta que “o excesso pode estar associado principalmente a fatores alérgicos e irritações”.


Já a nutricionista destaca que é necessário cuidado com pessoas que têm problemas hepáticos. “O consumo excessivo da canela pode sobrecarregar o fígado, devido ao teor de cumarina, um composto presente na especiaria”, explica.


Além disso, gestantes devem ter cautela. “A canela pode ter um efeito estimulante sobre o útero e, em altas doses, deve ser consumida com muita cautela”, finaliza Carla.


Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!






Source link

https://jornalismodigitaldf.com.br/especiaria-que-voce-tem-em-casa-possui-alto-teor-de-ferro-veja-qual/?fsp_sid=119976

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem