Os 100 mil habitantes do Riacho Fundo II vão receber nesta sexta (20), das 9h às 16h, e sábado (21), das 9h às 12h, a 37ª edição do GDF Mais Perto do Cidadão, programa da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF). A iniciativa estará na QN 10 conjunto 4 lotes 3/6 (ao lado da Feira Permanente). Até a edição anterior, em Samambaia, foram registrados cerca de 255 mil atendimentos contabilizados desde o início do ano passado, quando o programa foi implementado.
“Ao longo desta jornada, o GDF Mais Perto do Cidadão manteve-se alinhado ao compromisso com os moradores de facilitar o acesso aos serviços públicos de maneira eficiente e sem burocracia. A população tem abraçado a proposta porque o governo se aproxima do cidadão a cada evento. Já são 37 edições unindo cultura, serviços e promovendo a saúde ”, afirma a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani.
Segundo a professora Patrícia Alves, moradora do Riacho Fundo II, o evento mobiliza a população porque descentraliza os serviços oferecidos aos moradores do DF. “Tenho duas adolescentes e, no sábado, vamos tentar a emissão da carteira de identidade porque há tempos queremos a nova identificação. O que não seria possível na correria do dia a dia”, explica.
Esta é a segunda passagem do GDF Mais Perto do Cidadão pelo Riacho Fundo II, que corresponde à Região Administrativa XXI. A iniciativa envolve uma série de secretarias, em parceria com o Poder Judiciário e outras iniciativas locais, oferecendo atendimentos sociais, psicossociais, jurídicos, além de ações de lazer para a população e junto ao Saúde Mais Perto do Cidadão.
Desde o início de 2023, o programa já percorreu Água Quente, Arapoanga, Brazlândia, Ceilândia, Cidade Estrutural, Colônia Agrícola 26 de Setembro, Fercal, Itapoã, Paranoá, Planaltina, Plano Piloto, Recanto das Emas, Riacho Fundo II, Samambaia, Santa Maria, São Sebastião, Sobradinho, Sobradinho II, Sol Nascente, Varjão e Vicente Pires. Periodicamente, a Sejus reúne equipes com membros de diversos órgãos do DF e visita uma região administrativa para, durante dois dias, atender a população daquele local.
*Com informações da Sejus-DF