Estrada rural da via Transcapão, no Itapoã, recebe serviços preventivos antes das chuvas

[ad_1]

Em mais uma ação preventiva para a chegada do período chuvoso, equipes do Governo do Distrito Federal (GDF) trabalham na recuperação da estrada na via Transcapão, no Itapoã. Além do serviço de conservação da pista, foram construídos bolsões para evitar alagamentos e enxurradas. A execução das obras é uma parceria entre a administração regional da cidade, a Novacap e as secretarias de Governo (Segov-DF) e da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Seagri-DF).

A recuperação da estrada na via Transcapão, no Itapoã, envolve manutenção da pista e construções de bolsões para evitar alagamentos e enxurradas | Foto: Divulgação/GDF Presente

Os trabalhos executados ao longo dos seis quilômetros de extensão da via Transcapão vão beneficiar tanto as famílias locais quanto a comunidade escolar. Ao todo, foram construídos 20 bolsões para destinar a água da chuva, sendo que cada um tem capacidade de até 200 litros. Também foram feitos cinco peitos de pombo – ondulação criada para reduzir a velocidade da água da chuva que escoa.

“É a primeira vez que a região recebe uma ação dessa dimensão. Uma verdadeira força-tarefa, com vários órgãos envolvidos. A ação começou há cerca de dois meses e visa utilizar o fresado para conservar a estrada rural. É uma demanda dos moradores e, agora, nos antecipamos para preparar a via para o período chuvoso”, defendeu o administrador regional Dilson Bulhões.

Segundo o coordenador do Polo Leste do GDF Presente, Junior Carvalho, as equipes trabalham na última etapa dos serviços previstos: “Hoje nós concluímos com a aplicação do fresado. São seis quilômetros conservados e mais os bolsões, peitos de pombo e quebra-mola implantados na região. Utilizamos aproximadamente 800 toneladas de material, uma ação enorme e de muito sucesso que vai beneficiar mais de 500 pessoas aqui da comunidade”.

A região em breve também vai ganhar novos abrigos de ônibus. A previsão é que a Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF instale cinco pontos, sendo três na Transcapão e dois na DF-330.

[ad_2] Source link

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem