Bolsonaro pode interferir no preço dos combustíveis? | PRÓS
e
quem tem razão
vários assuntos para nós tratarmos nesta
edição do prós e contras eu quero
começar com o deputado federal Alexis
ontem do novo aqui de São Paulo Deputado
sempre colaborando aqui com a Jovem Pan
News Eu gostaria que o Senhor nos
dissesse o que achou dessa sala do
ex-presidente Lula Ele disse que Jair
bolsonaro tem rabo preso e por essa
razão os preços dos combustíveis não
caem ele chegou dizendo inclusive que
falta a coragem do presidente da
república de mexer de alterar
na
política de preços da Petrobras eu
gostaria de escutar do Senhor o
Presidente da República pode e deve
interferir na política de preços dos
combustíveis da Petrobras
e não pode e não deveria O problema é
que sendo o governo dono praticamente
trinta e seis por cento da Petrobras dá
uma coceira na mão e começa a fazer esse
tipo de política econômica com uma
empresa que tem capital misto que é
cotada na Bolsa de Valores no Brasil e
lá em Nova York esse tipo de
comportamento em aceita
r nós não
podemos
aceitar e começar a fazer intervenção
abrisse o mercado privatização Petrobras
e aí nós vamos ter regras de mercado
definido o preço dos combustíveis
perfeito também quero convidar para o
nosso debate Marco Antônio Rocha
professor de economia da Unicamp agora a
professor essa declaração do
ex-presidente Lula não deixa de
pressionar o atual presidente da
república Jair bolsonaro a tomar digamos
medidas mais enérgicas para conter a
alta dos preços é prerrogativa do
Presidente da República
interferir no um
dos combustíveis e também gostaria que o
Senhor nos dissesse na sua avaliação a
Petrobras deveria abandonar o PP II que
é o preço de paridade internacional
e
tem Boa tarde eu vou começar pela
segunda questão eu acho que a Petrobras
deveria abandonar sem eu acho que tem
outras formas que não implicam numa
intervenção Direta do Presidente da
República nesse assunto vai fazer não
precisa de ter feito diretamente na
empresa Inclusive faculta a emp
resa não
permite isso nesse
momento
mas você pode adotar por exemplo o fundo
de estabilização
bandas de equalização tem uma série de
outras formas que é possível vocês eu
avisar né o repasse de preço encontrar
uma solução intermediário em que o
ônibus não quer cai eu sou todo sobre o
consumidor no Brasil no momento onde
você já tem um processo de inflação
Global né você já tem uma alta de
alimentos pressionando e os se torna
mais uma pressão aí sobre o curso de
vida da popula
ção né a Petrobras até
2016 eu não sei que teve
regra de
intermediários preço né algumas melhor
as outras bem muito mas é possível em é
só intermediário de aliás é uma prática
bem comum em quase todos os países que
têm grandes empresas petroleiras é a
régua de mercado EA dinâmica de mercado
a lógica de mercado da Petrobras já tá
seguindo então caso ela fosse
privatizada você queria exatamente a
mesma política de peso ela já vem
seguindo e a gente já tá vendo resultado
né Tem um custo
imenso para a sociedade
brasileiro e em prol de
distribuição dos
dividendos para os acionistas da
Petrobras em claro que quando sociedades
cabo no status com a sociedade nome de
sociedade mista é uma essas duas coisas
têm que ser balanceadas
agora Deputado o senhor acompanha esse
debate já há muito tempo senhor integra
um partido que defende uma agenda bem
Liberal também defende o livre mercado
agora como administrar essa situação
porque de um lado você tem uma companhia
de Capital aberto e precisa da Luca
precisa dar resultado que os
seus
acionistas mas ao E aí está tão e acabar
sendo pressionado adotar uma outra
política de preços que vai na contramão
desta dinâmica de mercado Então como
agradar esses atores envolvidos não só o
governo como os estados também os
acionistas todo o Mercado Está atrelado
ao mercado de petróleo e de combustíveis
aqui no Brasil e também o consumidor
final
ver resultado discussão no do resto do
mundo ninguém tá per
guntando se o
presente da França Presidente da Bélgica
presidente dos Estados Unidos
vai
intervir nos preços dos combustíveis
em sabe que isso é cíclico hoje está
nesse patamar alto é um tempo atrás
estava muito baixo tava 40 50 dólares o
barril agora começar a fazer intervenção
no mercado no momento desse é pedir para
poder o criar problemas futuros a pelo
preço está alto nós vamos ter muitas
motivações para poder ou procurar ou o
que seja do Xisto Como já aconteceu nos
Estados Unido
s é a única que seja a
painéis Solares o que seja Bia economia
que você incentivar mioclonia
fica mais
interessante a economia de Baixo Carbono
é fato que a sociedade como um todo nós
fala o Brasil não no mundo inteiro está
pagando caro por esse momento de
circunstancial usei essa essa guerra
entre a Ucrânia EA Rússia ou
eventualmente desorganização das cadeias
de fornecimento supporting no mundo que
uma houve graves fechamento de portas e
tudo mais a gente vai voltar pro
normalid
ade agora tem um preço tem um
momento difícil mesmo que você paga não
adianta a gente começar a
fazer
interferência se o Brasil tivesse várias
outras petrolífera se tivesse mais
oferta certamente as pessoas seriam
diferentes
e agora a professor Marco Antonio Rocha
Jair bolsonaro foi eleito justamente
defendendo uma política econômica mais
liberal ele também levantou a bandeira
do livre mercado mas na prática o que a
gente tem observado É um cenário um
pouco diferente ele
fez inclusive alguns
movimentos que foram na contramão dessa
lógica troca de presidente da estatal
criticou o lucro
obtido pela empresa no
primeiro trimestre do ano e muitos
especialistas entendem que esses
movimentos de Jair bolsonaro é tem uma
ligação direta com as eleições deste ano
quando o Presidente da República faça
esses movimentos se ele acaba não se
aproximando demais os seus opositores
especialmente do próprio ex-presidente
Lula
e
olha é o preço dos combustíveis é um
p
reço chave né copia ele afeta né todas
as cadeias produtivas ele afeta na
prestação de serviços etc
por isso que ao longo IBGE
deve
estrutura política todos os homem o
governo já adotaram algumas tipo de
forma intermediária de preço
independente da orientação ideológica É
porque no fundo a realidade acaba
batendo na porta e aí dá para perceber
que não dá para te agarrar a uma a uma
questão vazia aí que ela prática de
preços que criam um custo político
imenso para qualquer um que
tá ali né aí
tem que lembrar que quase oitenta por
cento da né transporte do Brasil do
banco modal Logístico brasileiro pelo me
National
rodoviário né então o que
acontece no preço dos combustíveis afeta
economia como um todo né é um setor que
é muito difícil você criar concorrência
pelo as escalas operacionais envolvidos
nele é portanto é um setor altamente
regulado no mundo inteiro né com muita
participação estatal na Liberdade mais
de sessenta por cento do petróleo
produzid
o no mundo é produzido empresa
de tatuagem né a Petrobras não é uma
espécie de jabuticaba aliás entre as dez
grandes eu acho que provavelmente oito
ou nove
são estatais a via de regra
nesse setor são grandes empresas
estatais
você não viu os presidentes interferindo
direto e geralmente existe uma regra
estável de prática de preço é por isso
que não não precisa toda hora um
presidente tá reclamando sobre a prática
de preço interno como essa prática de
preços da Petrobras EA simplesmen
te
viável O que leva a Justamente a cenário
Presidente tem que ficar reclamando
disso tempo inteiro né tentando empurrar
esse própria responsabilidade sobre
esse
processo Então eu acho que nesse momento
é uma questão aí muito menos de
orientação ideológica mas realismo e o
curso político dessa prática de peso é
muito ao E isso tem que ser revertido
isso tem que ser ponderado com a
sociedade e não necessariamente isso diz
onera a empresa isso pode ser feito por
exemplo de u
m fundo de estabilização de
voz de São Paulo é a tua opinião o
dividendos são pagos pela própria
opinião então existem formas né mundo
afora experiência de internacionais
podem ser
estudados etc e permitem a
gente pensar em uma prática de preços
que não tenha tanto impacto no curto
prazo no mercado doméstico e sobretudo
nunca de tanta incerteza em relação
presente para comprar que é uma questão
fundamental numa economia de mercado
então é causa uma série de distorções na
economia bras
ileira tem que ser
discutido não uma questão de intervir ou
não teve a entender a importância que
tem o preço dos combustíveis em da
economia brasileira a política de preços
da Petrobras em
destaque em discussão e
contras nós estamos recebendo Marco
Antônio Rocha professora de economia da
Unicamp E também o deputado federal do
novo eleito por São Paulo Alexis
fonteyne Deputado essa questão do preço
dos combustíveis e também dos impostos
que incidem sobre eles tem gerado muita
discu
ssão eu quero inclusive destacar
para você que acompanha o prós e contras
e os deputados devem votar um projeto
que limita o ICMS sobre Combustíveis e
energia Logo mais é no final da tarde
daqui a pouco
nossa reportagem vai
trazer informações esse projeto deve ter
inclusive algumas alterações para estado
serem Compensados caso a haja perda de
arrecadação Deputado de que maneira o
legislativo está digamos se movimentando
para colaborar com esse desafio que é do
país né
é esse projeto
está sendo apresentado é
para mim é considerado os combustíveis
não só
aqueles cursos que vão para os veículos
né o diesel e gasolina + gás e outros
produtos telecomunicação com essenciais
Hoje existe uma carga
tributária muito
alta sobre esses produtos e fato Eu
também como uma pessoa do setor
produtivo acho que a gente erra nessa
forma de
tributar a economia brasileira porque
isso qualquer reflexo é motivo de
inflação a gente dele queria que ser
tributado muito mais a renda é
propriedade do que o consumo a gente vai
parte de uma discussão da reforma
tributária que não aconteceu não tá
agora o momento e não vai arrefecer
absolutamente nada veja que os estados
deveriam ter feito a sua parte quando
foi
aprovada a alteração da tributação
sobre o combustível de advalore para
agir em que a Luz seja em vez de ser
pelo valor de venda na bomba por um
valor fixo por litro de combustível é
mas subiram todas as básicas que ninguém
quer perder cada ação e acabou vindo
esse projeto da especialidade dos
combustíveis agora a discussão é perda
de alguns estados que hoje tem uma lista
de 25 trinta por cento O problema é que
é renda Em que momento porque hoje com
as suas amigas e com o preço do
combustível lá
em cima seja pela cotação
Global né do petróleo seja pela variação
cambial que o Brasil também tá vendo
apreciado os estados arrecadando ruim e
isso deveria ser aliviados esse
arrefecido Então tá parece um projeto
que até entendo eu gostaria de dim
inuir
mesma tributação sobre aqueles aqueles
artigos essenciais que é combustível
tudo mais mas será que eles vão fazer
isso na hora certa porque é um corremos
o risco de no próximo aumento os estados
quando passar esse momento não teve
problemas de de
arrecadação e veja que
essa compensação ela vai ser só por 12
anos o Márcio ela não vai o tempo todo
então não é uma discussão tão simples é
óbvio que é reduzir em pós para poder
reduzir os preços mas a gente tem que
olhar a economia co
mo todo depois onde é
que os estados vão tirar essa
arrecadação que não vão ter mais
perfeito a quero também chamar atenção
dos nossos convidados porque nós somos
as ruas perguntar para as pessoas do que
elas acham do tema esse o presidente
Jair bolsonaro na
opinião delas pode
mudar o alterar influenciar o preço dos
combustíveis veja as respostas 1
Oi e aí
e eu acho que não é conveniente apesar
de ser uma empresa pública e o a união
tem a maioria da empresa eu acho que não
é con
veniente e não deveria mudar
acredito que não que não tem esse poder
Eu acho que isso é uma questão de
variação do mercado acho que não ele não
tem que interferir nisso nessa nessa
esfera não e eu acredito que não deveria
né mas é eu Presidente né você tem
direito mexer eu
acho que tudo que ele
pode fazer ele tá fazendo assim que ele
tá vendo o sofrimento do povo brasileiro
inclusive de nós entregador eu acho que
é incorreto porque a Petrobras tem que
ser tratado com uma empresa pa
rticular
de forma que o que é refletido nela
também tem que ser refletido com deve
ser refletido conforme o que tá
acontecendo lá fora no mundo eu acho que
a Petrobras deveria ser privatizada ali
resolvido tudo porque não é certo o
monopólio dos acionistas estarei sempre
cada vez mais
ganhando mais dinheiro e
nós como sociedade passar desse pagando
esse preço Então eu acho que seria o
Óbvio o certo e se fazer era
interferência acho
acho porque tá abusivo E para nós
aumentou muito p
reço da matéria-prima
dos alimentos então ficou inviável todo
o Brasil Brasil tira transportado por
caminhão ou por veículos e com esse
exagero de preço
eu acho que pode acho que deve até Pois
é opiniões divididas tem gente que acha
que não depende do presidente Jair
bolsonaro outros entendem que
sim ele
pode de alguma maneira colocar limites
na flutuação dos valores em relação ao
preço dos combustíveis Deputado não dá
para passar para por esse programa por
esta temática sem falar
sobre o tema
privatização da Petrobras eu lembro
também audiência da Jovem Pan News que o
novo Ministro de Minas e energia é pediu
estudo justamente sobre a privatização
da estatal alguns e do governo mais
alinhados à política
Liberal defendem sim a privatização mas
também não há consenso entre os
parlamentares
vários que fazem parte da
base governista
entendem que é um ativo importante que
trata-se de uma empresa estratégica na
sua avaliação Deputado à venda Poderia
ajudar em todo es
se processo de que lado
o senhor está
e eu tô do lado da desestatização é tão
bom já vem feio dizer investimentos né a
vendedor toda sua rede de gasodutos tem
vendido algumas refinarias ela tem
focado naquilo que inclusive nas grandes
petrolíferas mundiais é o que mais a
Retorno à exploração mesmo e não é tanto
refino
refino é alguma coisa mais um
commodity eu sou a vamente a favor dessa
desestatização da Petrobras agora é
sensível à muito dos deputados muito
mais uma tensão polí
tica de reeleição
pensar em que esse tema pode ser
extremamente impopular e trazer
problemas no ano Eleitoral do que
propriamente saber que a
responsabilidade e que uma empresa que
se diz estratégica muitas vezes ela
estratégica para o grupo de poder
Podemos ser motivo de cabide de empregos
pode ser motivo de políticas
públicas em e o
preso a Petrobras vão
ver que aconteceu no governo recente em
que a cotação da Petrobras caiu para
quase quatro e sessenta e encheu a
Petrobras de ações
em Nova York mesmo
aqui no Brasil são mais 60 B entre
demandos ela fora aqui por uma gestão
temerária mas gestão irresponsável
isso tem que ser evitado a todo custo e
sendo privatizada ela passa a não ser
mais um ônus nos acionistas brasileiros
que se for mal administrada vão pagar
essa conta e passa a ser então algo que
ela dos acionistas puros
da empresa que
seja administrada vou pagar essa conta
professor Marco Antônio Rocha o senhor
concorda com o deputado também tá do
lado de qu
em defende a privatização a
desestatização
eu
não sou terminantemente contra
a posição é exatamente oposta eu acho
que a prática Mundial são de grandes
empresas tatuagem por uma série de
motivos né é um setor muito difícil de
você ter concorrente a inferno de uma
série de elos da cadeia que é muito
intensivo de Carla refinarias operam em
escala é muito alta
para você
regionalizar né que você tem outras
refinarias competindo no mesmo lugar por
exemplo pagar de cozinha uma série de
ins
umos E aí da cadeira petroleiro É tem
que adiamento muito importante por um
instante da da economia a Petrobras EA
turma desenvolvimento de empresas
brasileiras atua no desenvolvimento e
tecnologia brasileira é orientado a
produção de tecnologia também e não esse
setor é regulado né estatizado
justamente pela dificuldade de você
criar concorrência nele e pela
existência
da possibilidade de práticas
de preço abusivo e espadas na laje mas
não há concorrência a concorrência não é
uma coi
sa que a gente escolhe Depende
das características do setor tem que ser
todos que operam em escalas muito
elevado não da concorrência não difícil
né Então esse é o primeiro. Quer dizer
muito difícil você regular empresas
privadas se torna quase monopolista no
setor de petróleo operando dentro do
mercado brasileiro é o segundo a questão
é importante é o papel que a Petrobras
pode
ter e agenda de petróleo podem ter
esse momento em financiar pesquisa e
desenvolvimento tecnológico para
transição energética no Brasil está
sendo feito mundo afora isso toma parte
das agendas das grandes petroleiras de
tatuagem e os deveria também está na
agenda da Petrobras né é um papel
importantíssimo que a Petrobras pode
desempenhar assim como está
desempenhando as suas parte fora e
aproveitar por exemplo esse momento de o
preço do petróleo também levado ela
também fazer política nesse
sentido
toque a cobrar de historicamente né Ela
é um instrumento D
o desenvolvimento econômi
co brasileiro
ela tem que ter esse papel ela por
exemplo nas principais depositante de
patente no Brasil né ela atua no
fortalecimento de uma série de cadeias
petroquímica Como já estou e
fertilizantes na própria caseira para
petroleira do outro então ela é uma
empresa que tem muito mais papéis do que
meramente atender uma demanda de mercado
ela é um instrumento importantíssimo
para economia brasileiro e
ela deve ter
pensado Nesse sentido porque assim como
os outros países do mundo t
em as costas
grandes Petroleiros pensam em termos
estratégicos na atuação estratégica
dessa grandes petroleiras é esse papel
que a gente tem que retomar da Petrobras
agora Deputado Alexis fonteyne gostaria
que o senhor inclusive e comentasse a
fala do professor e também nos de Sesi
Qual é o desafio número zero do novo
presidente da Petrobrás Muito
provavelmente ele vai ser ratificado
pelo conselho da estatal o k é
de
Andrade que já passou pelo pela minha
pelo Ministério da economia
era assessor
auxiliar de Paulo Guedes Crew secretário
de desburocratização e também antes
havia presidido ao certo o que é uma
empresa de Tecnologia em processamento
de dados do governo federal por
gentileza Deputado
eu entendo que o fio dele é uma demanda
do presidente da república de querer de
alguma forma e doces impacto do preço
dos combustíveis na vida do cidadão
brasileiro
inclusive quem sabe que isso também da
reflexos
na
inflação na economia como um todo mas
tem amarras é u
m jogo que não é simples
não é simplesmente uma vontade com
certeza que é porque não pode vir com
uma decisão de cima para baixo e falar
eu quero que baixo e qualquer forma
porque as consequências isso são muito
fortes a própria Petrobras não lembrar
que bem no começo do governo eu quero
ouvir o reajuste de diesel e o bolsonaro
foi lá em desenho já tirou trocou o
presidente a fiz uma confusão e Paulo
Guedes escolhendo para casa dele e
flor
e aí o próprio presente falar fiz
beste
ira né dizer foi fez desde que
agora acabou de perder aquele lá da
empresa caiu as a Dr se caiu a cotação
da Petrobras é todo um efeito secundário
de falta de seriedade na Petrobras estão
entendendo que o desafio tem que ser
preocupado mesmo a gente tem que estar
vendo forma de fazer isso seja redução
de impostos o governo federal tem feito
isso os estaduais poderiam colaborar
nisso mas os estados normalmente querem
ter mais arrecadação porque é
ano
eleitoral é ano de eleição e
eles querem
ter muito caixa para poder fazer
benefícios e municípios ele tem
observado isso muito o estado de São
Paulo o que é de novo uso político de
uma recadação que poderia não a correr e
deixarmos e deixar na mão do Consumidor
e infelizmente o é o componente político
atrapalha muito essa redução do preço
dos combustíveis Pois é professor Marco
como o mercado acaba absorvendo e
digerindo
essas ações por parte do executivo
Federal troca as constantes
na
presidência da es
tação declarações que
muitas vezes acabam influenciando até na
cotação dos papéis na bolsa de valores
é do o que acontece a Petrobras afeta
muito não só valor de mercado abraço
mais o que acontece uma vez com um motor
conjunto é que ficou eu volto o ponto
que eu comentei no início do programa é
a tentativa de levar adiante uma prática
de peso que é insustentável é que queria
esse cenário de certeza né Por exemplo o
governo poderia adotar um fundo de
estabilização definir uma
regra Cl
aro
para isso não é uma regra permanecesse
que fosse viável no longo prazo e isso
diminuiria muito em certeza diferente é
o que pode acontecer com a empresa no
cenário que está quer dizer uma prática
de preço que cria uma bola de neve temos
político cada vez maior humilhação uma
eleição que se chega é o órgão que eu
sou criam um clima de incerteza e menos
o que pode acontecer com a empresa então
portanto nesse momento deveria estar
sendo discutido é realmente uma regra de
preço
r />estabilizar-se né o tempo que né
que fosse viável no caso que não neracy
a empresa
de forma demasiado isso diminuiria a
incerteza sobre o que pode acontecer e
as intervenções que a Petrobras pode
possa vira a passar Então eu acho que
essa seria a melhor saída política não é
discutir essa questão logo o problema o
que fazer com os operadores os
portadores do mercado brasileiro é como
é que a Petrobras também tem que
equacionar isso já que a oferta
importado aumentou bastante
então quer dizer
essas partes tem que
sentar para discutir na empresa
sociedade cover né o rosto operadores do
mercado e se chegar a uma regra que
diminuem certeza sobre o que que vai
acontecer daqui de perto de peso da
Petrobras efeito diante mão Quero
Agradecer demais a participação dos
nossos convidados debate de alto nível
tema importante porque mexe com a vida
de todos nós mas para a gente fechar
esse assunto a pedir por gentileza uma
fala de encerramento de um minuto para
cada um mais uma v
ez agradeço
a
gentileza Deputado é o que a gente pode
esperar nesse ano de eleição Petrobras
vários desafios tocamos em Pontos
sensíveis aqui mas qual é o prognóstico
do Senhor em relação esse desafio
apresentado para a Petrobras mas também
para o governo federal além do
Legislativo Federal
esses novamente que a gente tem que
mexer principalmente na questão de
impostos aquilo que pesa muito em cima
do preço dos combustíveis e que é a Pax
que o governo acaba tendo benefícios a
Pet
robras teve um lucro
Extraordinário
de um saco lado a gente pode assim
comemorar isso pela boa administração da
empresa mas por outro lado talvez pela
falta de mercado a falta de competição
ela acaba abusando a sua condição de
player quase que único no mercado e aí
obviamente tem resultados fantásticos e
o que não tem quem a pressione a
diminuir os seus custos ou o seu preço
de ponta de venda então eu entendo que a
gente tem que é transitório esses
momentos momento não é perma
nente não
sabe das conjunturas externas
que estão
influenciando tem as internas também não
lembra do curso do Brasil né e a gente
faz parte da frente parlamentar pelo
Brasil competitivo justamente para
trabalhar com isso e forma a gente
diminui esses curso Brasil e poder
reduzir o custo de produção e poder
entregar uma combustível mais barato
aponta para o consumidor é o ano
desafios Com certeza que ações
eleitorais que acabam contaminando essas
discussões mas eu entendo que a gente
não pode ficar toda hora intervir na
economia uma
vez que tem uma uma
externalidade
extraordinária sempre televisão e
política de longo prazo
agora o fechamento as Oi Nadi Marco
Antônio Rocha professor de economia da
Unicamp Qual é o prognóstico do senhor
dos próximos meses quando falamos da
Petrobras política de preços e também o
governo federal que está diretamente
envolvido com uma questão que pode ser
crucial né as eleições
é isso eu acho que é uma pergunta aí
quer pode apresen
tar bens né que tá
sendo discutido é qual o pai Qual o
estatal
de petróleo do mundo está sendo
vendida nesse momento
nenhuma nenhum país está abrindo mal
nesse momento da sua grande empresa
petroleira né porque eles colocam uma
série de desafios pela frente que vem da
crise lá de traje que passa pela convite
né que tem todo o problema da crise
ambiental então todos os países estão
pensando né a sua gentileza e sua
empresa relacionar isso gente fez
tatuagem inclusive da cadeia de tro
car
Vaneide no seu papel estratégico nesse
momento e esse é o papel
histórico a
Petrobras para sempre desempenhou nela é
sempre uma empresa muito ativa na área
de tecnologia ela sem foi uma
desenvolvedora Neto sistema industrial
brasileiro e pensar Petrobras como uma
mera empresa para remunerar acionista é
apequenar o papel histórico da empresa e
eu acho que é isso daqui recuperar o quê
que é a missão da Petrobras de termos do
desenvolvimento Nacional né quanto à
política de
preços é eu acho que ela vai
acabar sendo mexido por que como eu
disse o custo político
que ela vai ela
está criando investe para a seleção é
vai acabar fazendo a realidade
prevalecer neo-realismo acaba
prevalecendo neste momento em relação ao
que o presidente vai fazer né então
fosse para fazer uma aposta eu faria que
a mudança do presidente da Petrobras já
avisa um acerto mudança do conselho para
mudança do Instituto estatuto que
possibilite uma alteração no preço de
combustível na
prática de preços
combustíveis da empresa eu acho que esse
é o cenário mais realista que
tá
desenhando nesse momento Pois é muitos
assuntos para nós tratarmos uma outra
edição do Brasil contra sintam-se
convidados Quero Agradecer demais Marco
Antônio Rocha professor de economia da
Unicamp também é o deputado federal do
novo por São Paulo o
fontaine volte mais vezes a Jovem Pan

Mudanças na Petrobras são uma constante em meio ao Governo Bolsonaro. No “Quem tem razão?” desta quarta (25) o debate foi em torno dos preços dos combustíveis. Debateram o deputado federal, Alexis Fonteyne e o professor de economia, Marco Antônio Rocha.
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Bolsonaro pode interferir no preço dos combustíveis? | PRÓS E CONTRAS
e
quem tem razão
vários assuntos para nós tratarmos nesta
edição do prós e contras eu quero
começar com o deputado federal Alexis
ontem do novo aqui de São Paulo Deputado
sempre colaborando aqui com a Jovem Pan
News Eu gostaria que o Senhor nos
dissesse o que achou dessa sala do
ex-presidente Lula Ele disse que Jair
bolsonaro tem rabo preso e por essa
razão os preços dos combustíveis não
caem ele chegou dizendo inclusive que
falta a coragem do presidente da
república de mexer de alterar
na
política de preços da Petrobras eu
gostaria de escutar do Senhor o
Presidente da República pode e deve
interferir na política de preços dos
combustíveis da Petrobras
e não pode e não deveria O problema é
que sendo o governo dono praticamente
trinta e seis por cento da Petrobras dá
uma coceira na mão e começa a fazer esse
tipo de política econômica com uma
empresa que tem capital misto que é
cotada na Bolsa de Valores no Brasil e
lá em Nova York esse tipo de
comportamento em aceita
r nós não
podemos
aceitar e começar a fazer intervenção
abrisse o mercado privatização Petrobras
e aí nós vamos ter regras de mercado
definido o preço dos combustíveis
perfeito também quero convidar para o
nosso debate Marco Antônio Rocha
professor de economia da Unicamp agora a
professor essa declaração do
ex-presidente Lula não deixa de
pressionar o atual presidente da
república Jair bolsonaro a tomar digamos
medidas mais enérgicas para conter a
alta dos preços é prerrogativa do
Presidente da República
interferir no um
dos combustíveis e também gostaria que o
Senhor nos dissesse na sua avaliação a
Petrobras deveria abandonar o PP II que
é o preço de paridade internacional
e
tem Boa tarde eu vou começar pela
segunda questão eu acho que a Petrobras
deveria abandonar sem eu acho que tem
outras formas que não implicam numa
intervenção Direta do Presidente da
República nesse assunto vai fazer não
precisa de ter feito diretamente na
empresa Inclusive faculta a emp
resa não
permite isso nesse
momento
mas você pode adotar por exemplo o fundo
de estabilização
bandas de equalização tem uma série de
outras formas que é possível vocês eu
avisar né o repasse de preço encontrar
uma solução intermediário em que o
ônibus não quer cai eu sou todo sobre o
consumidor no Brasil no momento onde
você já tem um processo de inflação
Global né você já tem uma alta de
alimentos pressionando e os se torna
mais uma pressão aí sobre o curso de
vida da popula
ção né a Petrobras até
2016 eu não sei que teve
regra de
intermediários preço né algumas melhor
as outras bem muito mas é possível em é
só intermediário de aliás é uma prática
bem comum em quase todos os países que
têm grandes empresas petroleiras é a
régua de mercado EA dinâmica de mercado
a lógica de mercado da Petrobras já tá
seguindo então caso ela fosse
privatizada você queria exatamente a
mesma política de peso ela já vem
seguindo e a gente já tá vendo resultado
né Tem um custo
imenso para a sociedade
brasileiro e em prol de
distribuição dos
dividendos para os acionistas da
Petrobras em claro que quando sociedades
cabo no status com a sociedade nome de
sociedade mista é uma essas duas coisas
têm que ser balanceadas
agora Deputado o senhor acompanha esse
debate já há muito tempo senhor integra
um partido que defende uma agenda bem
Liberal também defende o livre mercado
agora como administrar essa situação
porque de um lado você tem uma companhia
de Capital aberto e precisa da Luca
precisa dar resultado que os
seus
acionistas mas ao E aí está tão e acabar
sendo pressionado adotar uma outra
política de preços que vai na contramão
desta dinâmica de mercado Então como
agradar esses atores envolvidos não só o
governo como os estados também os
acionistas todo o Mercado Está atrelado
ao mercado de petróleo e de combustíveis
aqui no Brasil e também o consumidor
final
ver resultado discussão no do resto do
mundo ninguém tá per
guntando se o
presente da França Presidente da Bélgica
presidente dos Estados Unidos
vai
intervir nos preços dos combustíveis
em sabe que isso é cíclico hoje está
nesse patamar alto é um tempo atrás
estava muito baixo tava 40 50 dólares o
barril agora começar a fazer intervenção
no mercado no momento desse é pedir para
poder o criar problemas futuros a pelo
preço está alto nós vamos ter muitas
motivações para poder ou procurar ou o
que seja do Xisto Como já aconteceu nos
Estados Unido
s é a única que seja a
painéis Solares o que seja Bia economia
que você incentivar mioclonia
fica mais
interessante a economia de Baixo Carbono
é fato que a sociedade como um todo nós
fala o Brasil não no mundo inteiro está
pagando caro por esse momento de
circunstancial usei essa essa guerra
entre a Ucrânia EA Rússia ou
eventualmente desorganização das cadeias
de fornecimento supporting no mundo que
uma houve graves fechamento de portas e
tudo mais a gente vai voltar pro
normalid
ade agora tem um preço tem um
momento difícil mesmo que você paga não
adianta a gente começar a
fazer
interferência se o Brasil tivesse várias
outras petrolífera se tivesse mais
oferta certamente as pessoas seriam
diferentes
e agora a professor Marco Antonio Rocha
Jair bolsonaro foi eleito justamente
defendendo uma política econômica mais
liberal ele também levantou a bandeira
do livre mercado mas na prática o que a
gente tem observado É um cenário um
pouco diferente ele
fez inclusive alguns
movimentos que foram na contramão dessa
lógica troca de presidente da estatal
criticou o lucro
obtido pela empresa no
primeiro trimestre do ano e muitos
especialistas entendem que esses
movimentos de Jair bolsonaro é tem uma
ligação direta com as eleições deste ano
quando o Presidente da República faça
esses movimentos se ele acaba não se
aproximando demais os seus opositores
especialmente do próprio ex-presidente
Lula
e
olha é o preço dos combustíveis é um
p
reço chave né copia ele afeta né todas
as cadeias produtivas ele afeta na
prestação de serviços etc
por isso que ao longo IBGE
deve
estrutura política todos os homem o
governo já adotaram algumas tipo de
forma intermediária de preço
independente da orientação ideológica É
porque no fundo a realidade acaba
batendo na porta e aí dá para perceber
que não dá para te agarrar a uma a uma
questão vazia aí que ela prática de
preços que criam um custo político
imenso para qualquer um que
tá ali né aí
tem que lembrar que quase oitenta por
cento da né transporte do Brasil do
banco modal Logístico brasileiro pelo me
National
rodoviário né então o que
acontece no preço dos combustíveis afeta
economia como um todo né é um setor que
é muito difícil você criar concorrência
pelo as escalas operacionais envolvidos
nele é portanto é um setor altamente
regulado no mundo inteiro né com muita
participação estatal na Liberdade mais
de sessenta por cento do petróleo
produzid
o no mundo é produzido empresa
de tatuagem né a Petrobras não é uma
espécie de jabuticaba aliás entre as dez
grandes eu acho que provavelmente oito
ou nove
são estatais a via de regra
nesse setor são grandes empresas
estatais
você não viu os presidentes interferindo
direto e geralmente existe uma regra
estável de prática de preço é por isso
que não não precisa toda hora um
presidente tá reclamando sobre a prática
de preço interno como essa prática de
preços da Petrobras EA simplesmen
te
viável O que leva a Justamente a cenário
Presidente tem que ficar reclamando
disso tempo inteiro né tentando empurrar
esse própria responsabilidade sobre
esse
processo Então eu acho que nesse momento
é uma questão aí muito menos de
orientação ideológica mas realismo e o
curso político dessa prática de peso é
muito ao E isso tem que ser revertido
isso tem que ser ponderado com a
sociedade e não necessariamente isso diz
onera a empresa isso pode ser feito por
exemplo de u
m fundo de estabilização de
voz de São Paulo é a tua opinião o
dividendos são pagos pela própria
opinião então existem formas né mundo
afora experiência de internacionais
podem ser
estudados etc e permitem a
gente pensar em uma prática de preços
que não tenha tanto impacto no curto
prazo no mercado doméstico e sobretudo
nunca de tanta incerteza em relação
presente para comprar que é uma questão
fundamental numa economia de mercado
então é causa uma série de distorções na
economia bras
ileira tem que ser
discutido não uma questão de intervir ou
não teve a entender a importância que
tem o preço dos combustíveis em da
economia brasileira a política de preços
da Petrobras em
destaque em discussão e
contras nós estamos recebendo Marco
Antônio Rocha professora de economia da
Unicamp E também o deputado federal do
novo eleito por São Paulo Alexis
fonteyne Deputado essa questão do preço
dos combustíveis e também dos impostos
que incidem sobre eles tem gerado muita
discu
ssão eu quero inclusive destacar
para você que acompanha o prós e contras
e os deputados devem votar um projeto
que limita o ICMS sobre Combustíveis e
energia Logo mais é no final da tarde
daqui a pouco
nossa reportagem vai
trazer informações esse projeto deve ter
inclusive algumas alterações para estado
serem Compensados caso a haja perda de
arrecadação Deputado de que maneira o
legislativo está digamos se movimentando
para colaborar com esse desafio que é do
país né
é esse projeto
está sendo apresentado é
para mim é considerado os combustíveis
não só
aqueles cursos que vão para os veículos
né o diesel e gasolina + gás e outros
produtos telecomunicação com essenciais
Hoje existe uma carga
tributária muito
alta sobre esses produtos e fato Eu
também como uma pessoa do setor
produtivo acho que a gente erra nessa
forma de
tributar a economia brasileira porque
isso qualquer reflexo é motivo de
inflação a gente dele queria que ser
tributado muito mais a renda é
propriedade do que o consumo a gente vai
parte de uma discussão da reforma
tributária que não aconteceu não tá
agora o momento e não vai arrefecer
absolutamente nada veja que os estados
deveriam ter feito a sua parte quando
foi
aprovada a alteração da tributação
sobre o combustível de advalore para
agir em que a Luz seja em vez de ser
pelo valor de venda na bomba por um
valor fixo por litro de combustível é
mas subiram todas as básicas que ninguém
quer perder cada ação e acabou vindo
esse projeto da especialidade dos
combustíveis agora a discussão é perda
de alguns estados que hoje tem uma lista
de 25 trinta por cento O problema é que
é renda Em que momento porque hoje com
as suas amigas e com o preço do
combustível lá
em cima seja pela cotação
Global né do petróleo seja pela variação
cambial que o Brasil também tá vendo
apreciado os estados arrecadando ruim e
isso deveria ser aliviados esse
arrefecido Então tá parece um projeto
que até entendo eu gostaria de dim
inuir
mesma tributação sobre aqueles aqueles
artigos essenciais que é combustível
tudo mais mas será que eles vão fazer
isso na hora certa porque é um corremos
o risco de no próximo aumento os estados
quando passar esse momento não teve
problemas de de
arrecadação e veja que
essa compensação ela vai ser só por 12
anos o Márcio ela não vai o tempo todo
então não é uma discussão tão simples é
óbvio que é reduzir em pós para poder
reduzir os preços mas a gente tem que
olhar a economia co
mo todo depois onde é
que os estados vão tirar essa
arrecadação que não vão ter mais
perfeito a quero também chamar atenção
dos nossos convidados porque nós somos
as ruas perguntar para as pessoas do que
elas acham do tema esse o presidente
Jair bolsonaro na
opinião delas pode
mudar o alterar influenciar o preço dos
combustíveis veja as respostas 1
Oi e aí
e eu acho que não é conveniente apesar
de ser uma empresa pública e o a união
tem a maioria da empresa eu acho que não
é con
veniente e não deveria mudar
acredito que não que não tem esse poder
Eu acho que isso é uma questão de
variação do mercado acho que não ele não
tem que interferir nisso nessa nessa
esfera não e eu acredito que não deveria
né mas é eu Presidente né você tem
direito mexer eu
acho que tudo que ele
pode fazer ele tá fazendo assim que ele
tá vendo o sofrimento do povo brasileiro
inclusive de nós entregador eu acho que
é incorreto porque a Petrobras tem que
ser tratado com uma empresa pa
rticular
de forma que o que é refletido nela
também tem que ser refletido com deve
ser refletido conforme o que tá
acontecendo lá fora no mundo eu acho que
a Petrobras deveria ser privatizada ali
resolvido tudo porque não é certo o
monopólio dos acionistas estarei sempre
cada vez mais
ganhando mais dinheiro e
nós como sociedade passar desse pagando
esse preço Então eu acho que seria o
Óbvio o certo e se fazer era
interferência acho
acho porque tá abusivo E para nós
aumentou muito p
reço da matéria-prima
dos alimentos então ficou inviável todo
o Brasil Brasil tira transportado por
caminhão ou por veículos e com esse
exagero de preço
eu acho que pode acho que deve até Pois
é opiniões divididas tem gente que acha
que não depende do presidente Jair
bolsonaro outros entendem que
sim ele
pode de alguma maneira colocar limites
na flutuação dos valores em relação ao
preço dos combustíveis Deputado não dá
para passar para por esse programa por
esta temática sem falar
sobre o tema
privatização da Petrobras eu lembro
também audiência da Jovem Pan News que o
novo Ministro de Minas e energia é pediu
estudo justamente sobre a privatização
da estatal alguns e do governo mais
alinhados à política
Liberal defendem sim a privatização mas
também não há consenso entre os
parlamentares
vários que fazem parte da
base governista
entendem que é um ativo importante que
trata-se de uma empresa estratégica na
sua avaliação Deputado à venda Poderia
ajudar em todo es
se processo de que lado
o senhor está
e eu tô do lado da desestatização é tão
bom já vem feio dizer investimentos né a
vendedor toda sua rede de gasodutos tem
vendido algumas refinarias ela tem
focado naquilo que inclusive nas grandes
petrolíferas mundiais é o que mais a
Retorno à exploração mesmo e não é tanto
refino
refino é alguma coisa mais um
commodity eu sou a vamente a favor dessa
desestatização da Petrobras agora é
sensível à muito dos deputados muito
mais uma tensão polí
tica de reeleição
pensar em que esse tema pode ser
extremamente impopular e trazer
problemas no ano Eleitoral do que
propriamente saber que a
responsabilidade e que uma empresa que
se diz estratégica muitas vezes ela
estratégica para o grupo de poder
Podemos ser motivo de cabide de empregos
pode ser motivo de políticas
públicas em e o
preso a Petrobras vão
ver que aconteceu no governo recente em
que a cotação da Petrobras caiu para
quase quatro e sessenta e encheu a
Petrobras de ações
em Nova York mesmo
aqui no Brasil são mais 60 B entre
demandos ela fora aqui por uma gestão
temerária mas gestão irresponsável
isso tem que ser evitado a todo custo e
sendo privatizada ela passa a não ser
mais um ônus nos acionistas brasileiros
que se for mal administrada vão pagar
essa conta e passa a ser então algo que
ela dos acionistas puros
da empresa que
seja administrada vou pagar essa conta
professor Marco Antônio Rocha o senhor
concorda com o deputado também tá do
lado de qu
em defende a privatização a
desestatização
eu
não sou terminantemente contra
a posição é exatamente oposta eu acho
que a prática Mundial são de grandes
empresas tatuagem por uma série de
motivos né é um setor muito difícil de
você ter concorrente a inferno de uma
série de elos da cadeia que é muito
intensivo de Carla refinarias operam em
escala é muito alta
para você
regionalizar né que você tem outras
refinarias competindo no mesmo lugar por
exemplo pagar de cozinha uma série de
ins
umos E aí da cadeira petroleiro É tem
que adiamento muito importante por um
instante da da economia a Petrobras EA
turma desenvolvimento de empresas
brasileiras atua no desenvolvimento e
tecnologia brasileira é orientado a
produção de tecnologia também e não esse
setor é regulado né estatizado
justamente pela dificuldade de você
criar concorrência nele e pela
existência
da possibilidade de práticas
de preço abusivo e espadas na laje mas
não há concorrência a concorrência não é
uma coi
sa que a gente escolhe Depende
das características do setor tem que ser
todos que operam em escalas muito
elevado não da concorrência não difícil
né Então esse é o primeiro. Quer dizer
muito difícil você regular empresas
privadas se torna quase monopolista no
setor de petróleo operando dentro do
mercado brasileiro é o segundo a questão
é importante é o papel que a Petrobras
pode
ter e agenda de petróleo podem ter
esse momento em financiar pesquisa e
desenvolvimento tecnológico para
transição energética no Brasil está
sendo feito mundo afora isso toma parte
das agendas das grandes petroleiras de
tatuagem e os deveria também está na
agenda da Petrobras né é um papel
importantíssimo que a Petrobras pode
desempenhar assim como está
desempenhando as suas parte fora e
aproveitar por exemplo esse momento de o
preço do petróleo também levado ela
também fazer política nesse
sentido
toque a cobrar de historicamente né Ela
é um instrumento D
o desenvolvimento econômi
co brasileiro
ela tem que ter esse papel ela por
exemplo nas principais depositante de
patente no Brasil né ela atua no
fortalecimento de uma série de cadeias
petroquímica Como já estou e
fertilizantes na própria caseira para
petroleira do outro então ela é uma
empresa que tem muito mais papéis do que
meramente atender uma demanda de mercado
ela é um instrumento importantíssimo
para economia brasileiro e
ela deve ter
pensado Nesse sentido porque assim como
os outros países do mundo t
em as costas
grandes Petroleiros pensam em termos
estratégicos na atuação estratégica
dessa grandes petroleiras é esse papel
que a gente tem que retomar da Petrobras
agora Deputado Alexis fonteyne gostaria
que o senhor inclusive e comentasse a
fala do professor e também nos de Sesi
Qual é o desafio número zero do novo
presidente da Petrobrás Muito
provavelmente ele vai ser ratificado
pelo conselho da estatal o k é
de
Andrade que já passou pelo pela minha
pelo Ministério da economia
era assessor
auxiliar de Paulo Guedes Crew secretário
de desburocratização e também antes
havia presidido ao certo o que é uma
empresa de Tecnologia em processamento
de dados do governo federal por
gentileza Deputado
eu entendo que o fio dele é uma demanda
do presidente da república de querer de
alguma forma e doces impacto do preço
dos combustíveis na vida do cidadão
brasileiro
inclusive quem sabe que isso também da
reflexos
na
inflação na economia como um todo mas
tem amarras é u
m jogo que não é simples
não é simplesmente uma vontade com
certeza que é porque não pode vir com
uma decisão de cima para baixo e falar
eu quero que baixo e qualquer forma
porque as consequências isso são muito
fortes a própria Petrobras não lembrar
que bem no começo do governo eu quero
ouvir o reajuste de diesel e o bolsonaro
foi lá em desenho já tirou trocou o
presidente a fiz uma confusão e Paulo
Guedes escolhendo para casa dele e
flor
e aí o próprio presente falar fiz
beste
ira né dizer foi fez desde que
agora acabou de perder aquele lá da
empresa caiu as a Dr se caiu a cotação
da Petrobras é todo um efeito secundário
de falta de seriedade na Petrobras estão
entendendo que o desafio tem que ser
preocupado mesmo a gente tem que estar
vendo forma de fazer isso seja redução
de impostos o governo federal tem feito
isso os estaduais poderiam colaborar
nisso mas os estados normalmente querem
ter mais arrecadação porque é
ano
eleitoral é ano de eleição e
eles querem
ter muito caixa para poder fazer
benefícios e municípios ele tem
observado isso muito o estado de São
Paulo o que é de novo uso político de
uma recadação que poderia não a correr e
deixarmos e deixar na mão do Consumidor
e infelizmente o é o componente político
atrapalha muito essa redução do preço
dos combustíveis Pois é professor Marco
como o mercado acaba absorvendo e
digerindo
essas ações por parte do executivo
Federal troca as constantes
na
presidência da es
tação declarações que
muitas vezes acabam influenciando até na
cotação dos papéis na bolsa de valores
é do o que acontece a Petrobras afeta
muito não só valor de mercado abraço
mais o que acontece uma vez com um motor
conjunto é que ficou eu volto o ponto
que eu comentei no início do programa é
a tentativa de levar adiante uma prática
de peso que é insustentável é que queria
esse cenário de certeza né Por exemplo o
governo poderia adotar um fundo de
estabilização definir uma
regra Cl
aro
para isso não é uma regra permanecesse
que fosse viável no longo prazo e isso
diminuiria muito em certeza diferente é
o que pode acontecer com a empresa no
cenário que está quer dizer uma prática
de preço que cria uma bola de neve temos
político cada vez maior humilhação uma
eleição que se chega é o órgão que eu
sou criam um clima de incerteza e menos
o que pode acontecer com a empresa então
portanto nesse momento deveria estar
sendo discutido é realmente uma regra de
preço
r />estabilizar-se né o tempo que né
que fosse viável no caso que não neracy
a empresa
de forma demasiado isso diminuiria a
incerteza sobre o que pode acontecer e
as intervenções que a Petrobras pode
possa vira a passar Então eu acho que
essa seria a melhor saída política não é
discutir essa questão logo o problema o
que fazer com os operadores os
portadores do mercado brasileiro é como
é que a Petrobras também tem que
equacionar isso já que a oferta
importado aumentou bastante
então quer dizer
essas partes tem que
sentar para discutir na empresa
sociedade cover né o rosto operadores do
mercado e se chegar a uma regra que
diminuem certeza sobre o que que vai
acontecer daqui de perto de peso da
Petrobras efeito diante mão Quero
Agradecer demais a participação dos
nossos convidados debate de alto nível
tema importante porque mexe com a vida
de todos nós mas para a gente fechar
esse assunto a pedir por gentileza uma
fala de encerramento de um minuto para
cada um mais uma v
ez agradeço
a
gentileza Deputado é o que a gente pode
esperar nesse ano de eleição Petrobras
vários desafios tocamos em Pontos
sensíveis aqui mas qual é o prognóstico
do Senhor em relação esse desafio
apresentado para a Petrobras mas também
para o governo federal além do
Legislativo Federal
esses novamente que a gente tem que
mexer principalmente na questão de
impostos aquilo que pesa muito em cima
do preço dos combustíveis e que é a Pax
que o governo acaba tendo benefícios a
Pet
robras teve um lucro
Extraordinário
de um saco lado a gente pode assim
comemorar isso pela boa administração da
empresa mas por outro lado talvez pela
falta de mercado a falta de competição
ela acaba abusando a sua condição de
player quase que único no mercado e aí
obviamente tem resultados fantásticos e
o que não tem quem a pressione a
diminuir os seus custos ou o seu preço
de ponta de venda então eu entendo que a
gente tem que é transitório esses
momentos momento não é perma
nente não
sabe das conjunturas externas
que estão
influenciando tem as internas também não
lembra do curso do Brasil né e a gente
faz parte da frente parlamentar pelo
Brasil competitivo justamente para
trabalhar com isso e forma a gente
diminui esses curso Brasil e poder
reduzir o custo de produção e poder
entregar uma combustível mais barato
aponta para o consumidor é o ano
desafios Com certeza que ações
eleitorais que acabam contaminando essas
discussões mas eu entendo que a gente
não pode ficar toda hora intervir na
economia uma
vez que tem uma uma
externalidade
extraordinária sempre televisão e
política de longo prazo
agora o fechamento as Oi Nadi Marco
Antônio Rocha professor de economia da
Unicamp Qual é o prognóstico do senhor
dos próximos meses quando falamos da
Petrobras política de preços e também o
governo federal que está diretamente
envolvido com uma questão que pode ser
crucial né as eleições
é isso eu acho que é uma pergunta aí
quer pode apresen
tar bens né que tá
sendo discutido é qual o pai Qual o
estatal
de petróleo do mundo está sendo
vendida nesse momento
nenhuma nenhum país está abrindo mal
nesse momento da sua grande empresa
petroleira né porque eles colocam uma
série de desafios pela frente que vem da
crise lá de traje que passa pela convite
né que tem todo o problema da crise
ambiental então todos os países estão
pensando né a sua gentileza e sua
empresa relacionar isso gente fez
tatuagem inclusive da cadeia de tro
car
Vaneide no seu papel estratégico nesse
momento e esse é o papel
histórico a
Petrobras para sempre desempenhou nela é
sempre uma empresa muito ativa na área
de tecnologia ela sem foi uma
desenvolvedora Neto sistema industrial
brasileiro e pensar Petrobras como uma
mera empresa para remunerar acionista é
apequenar o papel histórico da empresa e
eu acho que é isso daqui recuperar o quê
que é a missão da Petrobras de termos do
desenvolvimento Nacional né quanto à
política de
preços é eu acho que ela vai
acabar sendo mexido por que como eu
disse o custo político
que ela vai ela
está criando investe para a seleção é
vai acabar fazendo a realidade
prevalecer neo-realismo acaba
prevalecendo neste momento em relação ao
que o presidente vai fazer né então
fosse para fazer uma aposta eu faria que
a mudança do presidente da Petrobras já
avisa um acerto mudança do conselho para
mudança do Instituto estatuto que
possibilite uma alteração no preço de
combustível na
prática de preços
combustíveis da empresa eu acho que esse
é o cenário mais realista que
tá
desenhando nesse momento Pois é muitos
assuntos para nós tratarmos uma outra
edição do Brasil contra sintam-se
convidados Quero Agradecer demais Marco
Antônio Rocha professor de economia da
Unicamp também é o deputado federal do
novo por São Paulo o
fontaine volte mais vezes a Jovem Pan

Mudanças na Petrobras são uma constante em meio ao Governo Bolsonaro. No “Quem tem razão?” desta quarta (25) o debate foi em torno dos preços dos combustíveis. Debateram o deputado federal, Alexis Fonteyne e o professor de economia, Marco Antônio Rocha.
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